Parceria para prevenir a violência e a criminalidade
06/06/2024
Cidades seguras são planejadas com técnicas inovadoras de ordenamento urbano, tecnologia aplicada ao cotidiano das pessoas, cuidado com o meio ambiente e inovação social, que transformam a forma de se viver nelas.
Belém está longe desse ideal. Em que pese o imenso esforço do Governo do Estado e das ações exitosas nos Territórios pela Paz, que reduziram os índices de criminalidade, a Prefeitura não fez a sua parte.
Para dar passos firmes na direção de uma cidade minimamente segura temos que atuar em conjunto com o governo do estado, tomando medidas para tornar nossa cidade inteligente, xxxxx
vão desde ações integradas com os órgãos de segurança pública, o investimento em infraestrutura urbana e mobilização social.
PROPOSTAS
- Criação da Secretarias Municipais de Segurança Cidadã, englobando Guarda Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria Municipal de Segurança Cidadã, Corregedoria da Guarda Municipal e Junta de Serviço Militar.
- Ampliar de maneira acelerada a rede de iluminação pública
- Garantir Videomonitoramento 24h, nas principais áreas públicas, com os cidadãos acompanhando tudo ao vivo, online, por meio do painel inteligente de controle,
- Disponibilizar aplicativo gratuito com botão SOS, que acionado, chamará a Guarda Municipal e a Polícia Militar, que poderão visualizar a geolocalização da pessoa.
- Fortalecer a Guarda Municipal, criando bases móveis em locais mais vulneráveis à criminalidade.
- Criar Conselhos Comunitários de Segurança nos distritos, gerando um círculo virtuoso da segurança participativa.
- Firmar parceria com o Governo Helder nos Territórios pela Paz - programa estadual que leva atividades de esporte, lazer e cultura para os distritos.
- Construir uma base de dados sobre os territórios de Belém para subsidiar e qualificar políticas públicas de segurança e sociais.
- Integrar os serviços municipais de segurança às comunidades em que atuam, aproximando os agentes de segurança dos cidadãos e aumentando a confiança entre ambos.
”Embora avanços importantes tenham sido alcançados no Pará, os desafios ainda são imensos, exigindo um esforço contínuo e abrangente para efetivamente melhorar a segurança pública nas cidades brasileiras“. Ursula Vidal
Para melhorar a segurança pública, são necessárias políticas abrangentes que combinem ações de repressão ao crime, fortalecimento das instituições de segurança e investimentos em programas de desenvolvimento social e comunitário. Somente uma abordagem integrada entre as diversas esferas do poder público e a sociedade, poderá trazer resultados sustentáveis no enfrentamento à violência urbana.